domingo, 25 de abril de 2010

GRAVURAS DE INVERNO EM CIRCUITO 2010






No dia 02 de março, foi dado inicio o projeto Gravura em Circuito com a palestra do xilogravador e diretor do Museu Casa da Xilogravura, Antonio Costella, com a palestra "A xilogravura no universo da comunicação. A palestra foi gratuita e aconteceu a partir das 19h30, no auditório da Sociedade Semear, localizado na Rua Vila Cristina, 148, bairro São José, Aracaju.

Ja no dia 04 de março, aconteceu a palestra Narrativas em madeira e muros, com o xilogravador e graffitteiro pernambucano, Derlon Almeida. Participaram aproximadamente 90 pessoas, dentre xilogravadores, professores, estudantes, cordelistas, entre outros.
Neste dia contamos com a presença de Manuela de Lorenzo, coordenador do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais. A platéia participou ativamente do debate, questionando Derlon sobre o processo de feitura da sua obra e
a definição de sua estética visual.

Já nos dias 05 e 06 os 20 participantes da oficina de xilo, transpuseram imagens da madeira para os muros. Sob a supervisão de Derlon Almeida e Elias Santos, cada participante/artista interviu no muro com um desenho baseado na estética da xilo. Vale destacar a grande parceria do SENAC que cedeu o muro para que ocorresse essa intervenção.
O material ficou por conta do projeto Gravura em Circuito. A temática foi livre, porém unidos sob o elo da estética da xilogravura






Nenhum comentário:

olho que todos vê

olho que todos vê
processo passo a passo com a captura de 14 imagens do mesmo trabalho no decorrer da obra. tive como base um unico ponto de iluminação, aplicando um reflexo na parte inferior esquerda da gravur, as cores são bem contrastantes desde cores pasteis até cores chocantes e quentes. com a intenção de dar uma quebra na monotonia espressa pelo olho. A inspiração dessa obra veio da tentativa de reproduzir uma mancha de tinta que percebi em um pedaço de madeira.

Ae o resultado. A malandragem aqui foi a seguinte,na hora de fazer a foto, posicionei uma luz secundaria mais ou menos no ponto onde eu avia imaginado a iluminação matriz da obra, o resultado foi muito bom, a gravura meio que pareceu estar saindo do painel!! por essas e outras que é muito bom fazer arte!!